quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resistência e sofisticação

Olá!
O tema do Filosofia de Interiores de hoje, será PEDRAS NATURAIS E INDUSTRIALIZADAS! Vou mostrar um pouco das características, melhor custo benefício, vantagens e desvantagens entre elas. E, o quanto de charme e requinte uma peça pode agregar em um bom projeto arquitetônico.
As pedras na decoração tornam os ambientes práticos e sofisticados, para garantir projetos bonitos e seguros é preciso escolher o tipo certo de pedra para cada situação. Além da beleza, a praticidade é um benefício para quem opta por este material, já que os cuidados para manutenção são poucos. Existem muitas opções de cores, tipos e características de pedras no mercado, escolhi as mais famosas e mais usadas nos atuais projetos.
Vamos ver, você vai gostar!
 

MÁRMORE: O mármore é uma opção duradoura. É uma pedra proveniente da natureza que possui grande durabilidade, resistência e fácil manutenção. Tem menos brilho que o granito e possui uma durabilidade menor que este. Por ser natural, possui variações de cores, manchas e veios. O mármore é utilizado especialmente em áreas internas: pisos de salas, halls e quartos. Bancadas e revestimentos, inclusive criando efeitos nas paredes. Utilizados também em banheiros e áreas sociais por sua presença marcante. O mármore enobrece qualquer ambiente. Aqui, os detalhes estão na parede.
 
 

GRANITO: O granito é uma pedra natural. É mais durável que o mármore e não possui tantos veios. Sua estética é marcante - é imponente e transmite uma sensação de requinte na decoração. Por suas características, é muito usado por empresas para transmitir sobriedade e solidez. É um elemento frio utilizado bastante em pisos, bancadas de cozinha e banheiros e revestimento de paredes. Uma de suas características marcantes é a presença de pontilhados na cor preta, “manchando” a pedra em sua extensão. Aqui, os detalhes são vistos no piso, em um ambiente comercial.
 
 

LIMESTONE: São rochas naturais. As pedras apresentam durabilidade e proporcionam efeitos estéticos e diferenciados. Por seus tons neutros, o produto é elegante e atemporal, e uma das principais características é proporcionar um toque clean aos ambientes. Ele possui aspecto semi-rústico e clássico, pode ser utilizado em ambientes internos - living, quartos e banheiros. Em ambientes externos - no revestimentos de fachadas, bordas de piscina, decks e pisos. Aqui, detalhes na bancada da cozinha.


 

SILESTONE: É um produto completamente industrial, não sofre manchas de utilização ou irregularidades das pedras naturais. Possui uma dureza semelhante a rochas ou pedras naturais, logo é completamente resistente a alterações térmicas e arranhões. Vantagem: é resistente a rasgos e grandes amplitudes térmicas, fabricado com proteção antibacteriana tendo a beleza da pedra natural, não necessitando da manutenção. Desvantagem: A maior desvantagem do Silestone é o seu custo superior a qualquer outro material como o mármore ou granito.
 
 

ONIX: Observar este exótico produto traduz requinte e bom gosto que a infindável mãe natureza oferece. Muito semelhante ao mármore, o Ônix pode ser utilizado em sua forma pura como obra de arte, ela pode compor cenários como halls, lareiras, cubas de lavatórios e até mesmo painéis decorativos. Por ser uma pedra frágil, exige cuidados no transporte e na instalação. O metro quadrado varia entre 2 a 17 mil reais. Considerada tendência na decoração, é a rocha ornamental dos ambientes glamorosos. Além de bela, ilumina.
 
 

ONIX: Aqui, a sala de banho ganhou um toque diferente com o efeito translúcido do ônix na bancada. A iluminação da bancada pode ser com fitas de led. Considerada uma obra de arte, a pedra foi escolhida pela beleza incontestável. Por possuir muito requinte, a pedra ônix deve ser inserida no espaço em pontos de destaque para ser contemplada. Devido à característica translúcida, quem a observa de perto consegue notar os “veios” da pedra, uma espécie de traçado que marca sua elegância particular.
 
 

TRAVERTINO: A belíssima pedra Travertino é a mais conhecida no mundo. É uma rocha calcária, tem a capacidade de conciliar aparência rústica, clássica e moderna aos ambientes em que é utilizado. Os Travertinos foram elaborados pela natureza com uma característica bem peculiar, a existência de poros e microporos abertos. É um material de alta qualidade. Podem ser aplicados em ambientes internos e externos, em tampos, móveis, revestimentos, pisos e fachadas. Não é recomendado para cozinhas, áreas de serviços ou churrasqueiras.
 


AGLOSTONE: O Aglostone é considerado um mármore composto, de excelente performance, muito utilizado na criação de ambientes internos de pequena e grande circulação. É um mármore industrializado, pode ser utilizado em ambientes internos como residências, escritórios, hotéis, hospitais e lojas de departamento. Possui alta resistência a impactos e riscos, devido a componentes tecnológicos. É indicado apenas em ambientes internos, livres da ação permanente de raios UV. O material não é indicado para uso em locais de manipulação de produtos agressivos.



NEOLITH: É uma marca de lâmina porcelânica, um material que concentra as melhores características da cerâmica porcelanato, composto de argila e minerais, o resultado, é um produto de grandes dimensões com 3, 5 ou 10mm de espessura, resistente ao desgaste , abrasão e produtos químicos. O material é apresentado em chapas de medida bruta 3700 x 1270 mm em diferentes espessuras conforme necessidade do projeto. As lâminas podem ser aplicadas em projetos residenciais, elevadores e escadas rolantes, cozinhas e banheiros, indústria moveleira, decoração, hospitais e clínicas, hotéis, obras públicas, indústria náutica e aeronáutica, fachadas ventiladas. As maiores lâminas porcelânicas do mercado!

 


TECHNISTONE: É uma superfície de alta performance com desenho moderno e grande variedade de cores, oferecendo elegância e fácil manutenção. Com excelente flexibilidade de utilização, o TechniStone é uma das melhores soluções para interiores de alta qualidade. Ideal para ambientes de tráfego pesado. 
 

NANOGLASS: Superfície cristalizada de vidro com nanotecnologia. O Nanoglass é a marca de um produto industrializado de alta tecnologia, obtido a partir de matérias-primas selecionadas. Produzindo assim chapas planas em formato retangular, que após o procedimento de polimento tem-se uma superfície cristalizada de vidro. No que diz respeito à ambientes molhados, como cozinhas e banheiros, por exemplo, o Nanoglass é extremamente indicado, por oferecer porosidade praticamente nula e resistência aos ataques de substancias ácidas e alcalinas, além de abrasivos do dia a dia. Vantagens: branco perfeito; brilho espelhado; resistente quando exposto a altas temperaturas; resistente a impactos e riscos; resistente a alto trafego; resistente aos ataques de produtos ácidos e alcalinos; absorção praticamente nula; comercializado em chapas, o que permite liberdade aos projetos, ou seja, não se limita a medidas padronizadas e fácil manutenção.
 
 

MARMOGLASS: É uma das grandes inovações em materiais para revestimento e superfícies. Desenvolvido através de uma estrutura cristalizada à base de vidro, proporciona requinte e beleza para ambientes internos e externos, como em tampos de cozinha, lavabos, mesas e revestimento de pisos e fachadas. De fácil manutenção, o Marmoglass une suas tonalidades com o brilho intenso às propriedades do vidro. É sinônimo de qualidade, elegância e bom gosto. 
 

CORIAN: é uma matéria-prima que possibilita a fabricação de projetos de Arquitetura, Design e Decoração mais modernos e funcionais.
Esse possui características que substituem com vantagens a madeira, o mármore, o granito, o aço inox e outras superfícies durante a fabricação e utilização de móveis, revestimentos e objetos decorativos. Permite projetos com curvas, não mancha, é sustentável, é impermeável, de fácil manutenção, é moldável, resistente ao tempo e com mais de 20 cores disponíveis no Brasil.

Fonte: www.alicante.com.br



Aproveite as dicas! Volte para saber mais, aqui, no Filosofia de Interiores: um novo conceito em decoração.

 
Até breve!

"Design é função, não forma".
Steve Jobs