quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ambientes pequenos? 18 ideias, escolha uma!

Olá!
O Filosofia de Interiores, vai mostrar aqui, algumas ideias interessantes para transformar o seu pequeno ambiente em um espaço aconchegante, organizado e funcional. Morar em um espaço pequeno não precisa ser sinônimo de viver com aperto. Um bom planejamento, poderá ser a saída para ganhar medidas extras e criar ambientes agradáveis.
O espaço pequeno pode ser muito bem aproveitado, entretanto existem segredos de como dar a ilusão visual de amplitude e, com isso, proporcionar maior conforto. Em ambientes pequenos, a criatividade deverá se aliar à funcionalidade dando lugar à harmonia a fim de obter a otimização da redução do espaço.
Vamos ver, você vai gostar! 
 
 


Integrar ambientes é comum em projetos modernos, por ser extremamente importante no sentido de aproveitar melhor os espaços.

 
 
 
Com criatividade, a sala de jantar integrou-se à sala de estar. Um lindo banco com assentos e encostos acolchoados substitui as cadeiras. O detalhe de madeira próximo ao teto deu um charme todo especial juntamente com a bela iluminação e as tonalidades claras usadas no ambiente. Cortina de vidro atrás do sofá delimita a sala de estar com um outro espaço.
Fonte: Blog assimeugosto
 
 
Os móveis e armários desse apartamento foram todos feitos sob medida. Assim, é possível  garantir 100% de aproveitamento de espaço. Integrar a cozinha com a sala de estar e dar preferência às cores claras, fez os 46 m² do imóvel parecerem mais amplos.             
 
 

 A opção das cores, natural ou neutra, em ambientes pequenos é uma boa saída para iludir a percepção visual e assim ganhar medidas extras. O tapete com listras dá uma sensação de amplitude, alonga o espaço.
Fonte: Blog minhacasaminhacara.com
 

E, não é porque o espaço possui poucas dimensões, que não dá para se ter uns móveis a mais na decoração. Uma adega climatizada compõe a decoração desta sala de estar. O banco lateral vira mesa de centro quando o ambiente não conta com a presença de familiares e amigos. O espelho dá a ilusão de mais espaço. Cores claras fazem parte da composição e harmonia do lugar.
Fonte: Mundo das tribos

Muito charme, foi impresso neste pequeno ambiente. A parede do living ganha revestimento em madeira, como complemento, a decoração conta com um tapete listrado. A sala de jantar é composta por duas robustas poltronas e um banco. Criatividade traz funcionalidade e conforto.
Fonte: casa.com.br

Esse projeto foi ousado, para garantir funcionalidade e medidas extras aos pequenos ambientes. A cozinha está totalmente sem parede para dar uma sensação de alongamento do espaço. A mesa e as cadeiras possuem tonalidades transparentes. A sala de estar tem a harmonia da composição dos móveis claros, bem como tapete e cortina.
Blog assimeugosto.com



13. Uma mesa de peroba de demolição (Ilha da Madeira Móveis), entre a sala...

13. Uma mesa de peroba de demolição, entre a sala e a cozinha, cumpre as funções de balcão para refeições e bancada de trabalho. A madeira foi protegida com uma resina impermeabilizante.
14. O cimento polimérico cinza (NS Brazil) cobre todo o piso do apartamento, exceto o lado de dentro do boxe do banheiro. "Adotar um revestimento contínuo traz unidade visual e a sensação de que as áreas são maiores", afirma o arquiteto Maicon.
Fonte: casa.abril.com   


Ideia bem legal para um quarto com pouco espaço. A cama pode ser guardada dentro de um armário e ninguém diz! O espaço a mais aparece quando ela está guardada e pode ser bem aproveitado com as brincadeiras de criança.
 


Cantinho bem funcional, proporciona aconchego. Um balcão de refeições e um mais alto para a fruteira e vaso com flores. A adega climatizada e as garrafas de vinho também compõem a decoração do ambiente.
Fonte: lojaskd.com




Com um bom planejamento do projeto dos móveis tudo ficou bem organizado e em seu devido lugar. O espaço conta com uma mesa de estudos.





Criar uma espécie de espaço gourmet foi como o arquiteto, André Martins, conseguiu deixar esse pequeno apartamento de 35 m² mais amplo e acolhedor. Ele ampliou a bancada, levando-a até o meio da sala, com a mesa de madeira maciça. Com o fogão cooktop sobre o granito, ele fez com que os ambientes conversassem e parecessem um espaço só, sem divisões. O arquiteto também aproveitou o desnível que havia no teto para fazer uma prateleira com fundo espelhado para guardar as coleções do morador. Observe o espelho, na parede à direita, ele sempre está presente em ambientes com poucas dimensões.
Fonte: mdemulher.com

 
 
Móveis sob medida são essenciais em espaços pequenos. A primeira coisa que tem que fazer no projeto é desenhar um layout do mobiliário para aproveitar cada cantinho, sem prejudicar a circulação, sempre de acordo com as necessidades do cliente. Assim todas as dimensões em pequenos espaços são aproveitadas nos mínimos detalhes.
 Fonte: c20.com
 

 
Aliada à decoração desta cozinha americana, observa-se as cores vibrantes laranja e verde. Móveis na cor clara combinam com os espaços pequenos.
Fonte: Blog minhafilhavaicasar

 


Projetado em madeira e na cor nude degradè, este quarto ganhou até um balanço na decoração. Além de ajudar na harmonia do espaço, ainda serve de refúgio para um rápido relaxamento.




Os nichos são uma boa ideia para manter organizado livros, Cds e outros objetos. A projeção da mesa de estudos trouxe funcionalidade ao ambiente.
 
  
 
Gostou? Viu como é possível aliar aconchego, conforto e funcionalidade em ambientes com poucas proporções? Inspire-se!
 
 
Quer saber mais sobre dicas de decoração, então volte aqui, no Filosofia de Interiores - A decoração no seu estilo!
 
Até breve com mais novidades!
 
 
"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito."
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me conta a sua opinião!