sexta-feira, 23 de agosto de 2013

14 dicas sobre decoração com tapetes

Olá!
O post de hoje vai te dar dicas de como usar TAPETES na decoração, com harmonia, estilo e bom gosto.
O tapete tem o poder de renovar a decoração de um ambiente, por  isso, na hora de decorar a casa, muitas pessoas se veem preocupadas em como deixá-la bonita na medida certa. E o lugar que mais traz dúvida é a sala, pois é o local onde tudo acontece: reunimos os amigos, recebemos visitas e muito mais.
Além da estética, é preciso levar em conta o conforto. Afinal, mais do que um item de decoração, ele é um item de bem estar e imprime personalidade ao ambiente.
O importante é saber equilibrar o espaço e combinar texturas e misturas de tonalidades que agradem ao morador e potencialize a decoração do lar.
Vamos ver, você vai gostar!
 

 
Não existe uma cor certa de tapetes para a decoração. Prefira os tapetes contemporâneos porque eles têm uma linguagem jovem e dão personalidade a qualquer tipo de ambiente.


 
 
No quarto de casal, o correto é usar um modelo de tapete inteiriço, que tenha início no criado-mudo, como este da imagem. Também é possível confeccionar um modelo em formato “U” para abranger as laterais e a frente da cama. As passadeiras são indicadas em último caso.
 
 
 
Neste ambiente, as mesmas tonalidades do modelo listrado do tapete aparecem em toda a decoração. Deixe este acessório como o último detalhe a ser escolhido. Assim, é possível analisar bem o projeto e não cometer excessos. Por exemplo, se o sofá for colorido ou estampado, prefira peças neutras e lisas, e vice-versa. 
 
 
 
As cadeiras da sala de jantar devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso. Para isso, reserve 60cm de tapete de cada lado para movimentá-las com conforto. Assim, elas não vão enroscar no tapete.

 
 
O tapete é responsável pela amarração do ambiente, por isso, use a fita métrica e planeje bem a decoração. A compra desse acessório, só precede o momento de adquirir objetos e acessórios de decoração.
Home Theater precisa de tapete? Além da função estética, o tapete atua como isolante acústico. "Não existe home sem tapete”, afirma Daniel Al Makul. Os mais procurados, diz ele, são os modelos shaggy, mais altos e volumosos.
 

 Charme e elegância compõem este espaço. O tapete de sisal de cor palha harmoniza o ambiente com os outros objetos de decoração de cores vibrantes.

 
Para quem tem móveis de cores neutras, a mistura de cores é aposta certa.
“Os tapetes multicoloridos são ideais para renovar a decoração, pois eles, sem dúvida, dão um ‘up’ ao ambiente”, afirma o Design de Interiores, Galeazzo.
 
  
 
Um daqueles cantinhos aconchegantes embaixo da escada! O tapete felpudo é puro conforto. O ambiente arremata uma atmosfera romântica.
 
 
 
O tapete deve ficar com as pontas embaixo do sofá. Caso contrário, dá a impressão que você optou por um de tamanho inadequado. Lares com pessoas alérgicas têm como aliados tapetes de fibra sintética ou com tratamento antiácaro.
 
 
Para decorar o living, é recomendado tapetes mais elaborados, com detalhes. É um ambiente que chama bastante a atenção, então opte pelos que são verdadeiras obras de arte. Os de seda e os sintéticos são ótimas escolhas também.

 
O tapete de sisal na cor azul turquesa deu um up na decoração desta sala. Reinou a harmonia, o bom gosto e o aconchego.
 
 

Algo que não pode ser esquecido é que o tapete precisa estar totalmente em harmonia com o ambiente escolhido, independente do modelo, seja ele estampado, liso ou florido, como no caso da imagem.
 
 
 
O toque artesanal desse tapete, o torna um elemento marcante na sala de estar.

 
 
Depois dessas dicas, que tal mudar a decoração da sala e deixar o tapete combinando com o sofá?
Enfim, na hora de escolher o sofá e o tapete, o importante é que a combinação traga equilíbrio e deixe o ambiente esteticamente agradável, harmonioso e aconchegante, com conforto e beleza.  
 
Para saber mais sobre decoração, volte aqui, no Filosofia de Interiores: a decoração para o seu estilo de vida! 

Até mais!
 
 
"O que temos dentro de nós é o essencial para a felicidade humana."
 
 

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Onde eu posso encontrar o tapete bege bordado e o tapete azul turqueza?

    São as peças que preciso para a minha sala!

    Obrigada!

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Buen día, dónde puedo encontrar el tapete O tapete de sisal na cor azul turquesa deu um up na decoração desta sala. Reinou a harmonia, o bom gosto e o aconchego.?
    Gracias.

    ResponderExcluir

Me conta a sua opinião!